Inovação nos processo organizacionais
Inovando além do produto
A inovação nos processos pode ser fonte de otimização de custos, e também fonte de valor agregado, por exemplo ao flexibilizar o processo para customizar o atendimento ao cliente.
Desde melhorias incrementais, que somadas ao longo do tempo podem representar "saltos" em desempenho do processo, até inovações radicais no processo, como foi por exemplo a linha de montagem de Ford, o Sistema Toyota de Produção, ou mais recentemente a introdução do RFID na logística, sempre se buscam inovações para melhor desempenho em termos de custo, qualidade e prazo/tempo.
No artigo Inovação e Gerenciamento de Processos: Uma análise baseada na Gestão do Conhecimento, os autores discorrem sobre gerenciamento de processos, gestão do conhecimento e inovação, apresentando interessantes insights para que estudo o tema ou tem o desafio de garantia a melhoria contínua dos processos organizacionail.
Link para o artigo: http://www.dgz.org.br/jun08/Art_05.htm
Excelente post !
ResponderExcluirA classificação de Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) apresentada no artigo é muito útil pois mostra as dimensões de inovação possíveis numa empresa. Isto serve para determinar as possibilidades de inovação de maior impacto considerando o setor, indústria, cultura organizacional, entre outros, no momento de desenvolver um plano de inovação.
ResponderExcluirGuille, grato pela participação. Se tiver algum artigo publicado ou contribuição sobre Gestão da Inovação, será benvinda, bem como a divulgação do Blog para seus contatos. Um abraço, Paulo Dias.
ResponderExcluir