A ferramenta MESCRAI II - Uso em Serviços
Direcionando a criatividade
Quando se reúne um grupo para usar o potencial criativo para gerar novas soluções, não raro ouve-se aquele "ruído de grilos".
Um bom ponto de partida, principalmente quando o objetivo é gerar novos produtos a partir de um existente é aplicar a ferramenta MESCRAI (também conhecida como SCAMPER, a partir do acrônimo em inglês).
A ideia é direcionar as ideias para vários tipos de alterações, e depois tentar combinar as possibilidades para gerar novos conceitos que proporcionem uma melhor experiência de uso.
Cada letra da sigla MESCRAI é uma possibilidade de alteração do produto:
MESCRAI
Modificar (aumentar, diminuir, curvar)
Eliminar (eliminar itens, peça única ao invés de várias)
Substituir (materiais, cores, acabamento)
Combinar (mais de uma função no mesmo produto)
Rearranjar (mudar a posição ou movimento dos itens)
Adaptar (adaptar para outros usos, ou para limitações do usuário ou do ambiente)
Inverter (de interno para externo, vertical para horizontal, claro para escuro).
Para ficar mais claro, vamos ver um exemplo.
Exemplo: biblioteca escolar.
Considere uma biblioteca escolar de pequeno porte, de escola de nível médio, que é usada principalmente no início e intervalo das aulas. Portanto há um tempo curto de utilização. Neste contexto há forte “concorrência”. Concorre com as conversas e brincadeiras no pátio, com a lanchonete, com os smartphones. É preciso então que seja algo atrativo para os usuários.
Figura 1. A biblioteca original.
Fonte: https://www.folhaonline.es/acao-voluntaria-permite-escola-implantar-biblioteca/biblioteca-escolar/
Figura 2. MODIFICAR: Alterar cadeiras e decoração. Benefício: maior conforto e atratividade.
Fonte: https://www.cidadessustentaveis.org.br/noticias/biblioteca-publica-do-rio-ganha-usina-de-energia-solar-e-reduz-conta-em-30
Figura 3. ELIMINAR: Eliminar cadeiras. Benefícios: reduzir despesa e aumentar espaço, já que são pouco usadas pelo curto período de permanência dos usuários.
Fonte: http://www.archiexpo.com/pt/prod/mobles-114-editions/product-49634-660636.html
Figura 4. SUBSTITUIR: Iluminação artificial por natural. Benefícios: reduzir custo e tornar ambiente mais agradável.
Fonte: http://www.dabus.com.br/blog/2015/08/importancia-iluminacao-arquitetura-escolar/
Figura 5. COMBINAR: Função biblioteca + área para brincar. Benefícios: aumentar atratividade e tempo de permanência.
Figura 6. REARRANJAR: Expor livros com a capa para frente. Benefício: facilitar escolha e tornar mais atrativos.
Fonte: http://necpinguinho.com.br/2012/areavisitante/?sessao=visitante&link=biblioteca:index
Figura 7. ADAPTAR: Adaptar a biblioteca em termos de estrutura e atividades para que atenda também o idoso. Benefícios: servir ao idoso e aproximar jovens de idosos.
Fonte: https://spleituras.org.br/wp-content/uploads/2013/05/Notas4-web.pdf
Figura 8. INVERTER: Se usuário não vai à biblioteca, biblioteca vai até o usuário. Benefícios: incentivo à leitura, facilitar acesso para o usuário.
Fonte: http://www.blogleituravirtual.com/2015/09/mes-de-aniversario-bibliotecas-ao-ar.html
Que tal praticar com um produto que está bem aí ao seu redor?
Valeu Diego. Se gostou divulge. Melhor ainda, utilize para resolver algum problema, e depois comente ou compartilho no engpaulodias@yahoo.com.br.
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