Da idéia à inovação: um caminho muitas vezes tortuoso.

O que é preciso para fazer uma inovação sair do papel ...

Dia desses um jovem empresário me procurou para mostrar uma nova solução de TI baseada na plataforma iOS. Marcamos um horário e ele compareceu conforme combinado. 

Já de início ele pediu desculpas pois não poderia me mostrar o sistema em seu tablet pois o aplicativo Web não estava funcionando corretamente. Estranhei pois se o objetivo principal de nossa conversa era conhecer o aplicativo ... mas de qualquer forma conversamos mais um pouco.

Ele me descreveu o serviço que pretendida oferecer, que me pareceu bastante interessante, e que talvez não tenha similar no mercado nacional. No entanto, haviam várias "lacunas" no planejamento da potencial inovação.

Em primeiro lugar o produto foi moldado para ser oferecido para uma empresa pública, sem que o empresário avaliasse as barreiras de entrada, principalmente a licitação. Em segundo lugar, ele não tinha clareza de como comercializar, se como serviço, ou com um produto (venda do sistema). Questionei também se ele estava certo de usar a plataforma iOS, já que a plataforma Android permite uso de hardware de custo bem inferior. Pelo visto, ele ainda não havia pensado nisso e a escolha pelo iOS foi pelo fato de que ele tinha familiaridade com o iPad.

Após mais alguns questionamentos, e algumas sugestões de minha parte, ele prometeu voltar com o conceito melhor desenvolvido. Ele deixou transparecer o quanto faltava amadurecer em seu projeto, e em termos de gestão da inovação. Eu o motivei a dar continuidade no projeto, mas sugeri que buscasse apoio para conduzir análises de mercado, avaliação de plataforma a ser utilizada, e um melhor entendimento das reais necessidades dos potenciais clientes.

Este breve relato apenas ilustra que no processo de inovação é comum idas e vindas, e nem sempre uma boa ideia consegue chegar ao mercado, e quando chega normalmente já está bem alterada em relação à original.

É interessante destacar o fato de que, na minha opinião, e de acordo com o que diversos autores preconizam, o empresário agiu certo ao expor um conceito em estado ainda embrionário, e com isso pode obter insumos externos para reavaliar seu projeto de inovação. Não sei até que ponto nossa rápida conversa o auxiliou, mas se ele realmente tiver a persistencia presente no DNA da empresa inovadora, tem boa chance de sucesso.



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