Ano novo, tempo de inovar.

 Não deixe para depois, inove já.

Novo ano iniciando. Se sua empresa já fez em 2012 um planejamento no qual ações, projetos e metas de inovação já foram incluídos, ótimo. É hora de fazer a máquina girar. Se o exercício de planejamento não foi realizado, ou está para ser concluído, dedique um bom tempo para isso, se você já está convencido da importância de inovar de forma sistêmica.

É um bom momento para começar a avaliar as práticas que surtiram efeito em 2012, as que poderiam ter sido melhor conduzidas, e aquelas que não deram o resultado esperado, e para as quais é importante avaliar o motivo de não terem atingido o objetivo proposto. 

Deixo algumas dicas para melhorar as competências individuais e empresarias em gestão da inovação:

  • Aproxime-se dos clientes: se os clientes são a razão de ser de uma empresa, é preciso estar próximos deles e considerá-los fontes de inovação. Repense seus canais de comunicação com os clientes e procure inseri-los nas etapas iniciais do seus projetos de inovação.

  • Veja além dos clientes: embora os clientes sejam fundamentais no processo de gestão da inovação, depender em demasia deles para capturar oportunidades de inovação pode levar a empresa à soluções pobres, com ênfase demasiada em melhorias incrementais. Não esqueça dos não clientes, aqueles que você precisa estudar para saber o porquê de não adotarem suas soluções.
  • Olhe para si mesmo: foco no cliente é fundamental, e isso não discutimos. Porém a empresa deve buscar o autoconhecimento, para identificar quais competências precisam ser reforçadas, e quais precisam ser totalmente revistas. 

  • Capacite-se: livros, cursos, worshops, e conteúdo da internet sobre inovação são fontes de conhecimento. Há várias ferramentas interessantes para você avaliar se cabem no processo de gestão da inovação de sua empresa.
  • Desapegue: aquilo que atualmente é a fonte de seu sucesso pode estar sob ameaça. Você deve estar preparado para partir para novos mercados e até mesmo novos modelos de negócio.

    Um abraço e um Excelente 2013!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ferramenta MESCRAI

Esqueça o brainstorming porque não vai funcionar!

A ferramenta MESCRAI II - Uso em Serviços