Inovação nos processo organizacionais

Inovando além do produto

Quando pensamos em inovação é natural idealizarmos o lançamento de novos produtos, ou aprimoramentos significativos nos existentes. Porém a inovação também se aplica aos modelos de negócios, à estrutura organizacional e aos processos. 

A inovação nos processos pode ser fonte de otimização de custos, e também fonte de valor agregado, por exemplo ao flexibilizar o processo para customizar o atendimento ao cliente. 

Desde melhorias incrementais, que somadas ao longo do tempo podem representar "saltos" em desempenho do processo, até inovações radicais no processo, como foi por exemplo a linha de montagem de Ford, o Sistema Toyota de Produção, ou mais recentemente a introdução do RFID na logística, sempre se buscam inovações para melhor desempenho em termos de custo, qualidade e prazo/tempo.

No artigo Inovação e Gerenciamento de Processos: Uma análise baseada na Gestão do Conhecimento, os autores discorrem sobre gerenciamento de processos, gestão do conhecimento e inovação, apresentando interessantes insights para que estudo o tema ou tem o desafio de garantia a melhoria contínua dos processos organizacionail. 

Link para o artigo: http://www.dgz.org.br/jun08/Art_05.htm


Comentários

  1. A classificação de Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) apresentada no artigo é muito útil pois mostra as dimensões de inovação possíveis numa empresa. Isto serve para determinar as possibilidades de inovação de maior impacto considerando o setor, indústria, cultura organizacional, entre outros, no momento de desenvolver um plano de inovação.

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  2. Guille, grato pela participação. Se tiver algum artigo publicado ou contribuição sobre Gestão da Inovação, será benvinda, bem como a divulgação do Blog para seus contatos. Um abraço, Paulo Dias.

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