Seguir ou ser seguido

A empresa de sucesso é aquela que é rápida em seguir as tendências do mercado ...

Você concorda?

Pois então vejamos ...

Se você respondeu SIM pense bem. Veja o caso da Apple, Facebook e do Google ... que na prática ''criam'' necessidades . (???) e fazem os demais players segui-los. Para estes a sentença acima não é verdadeira.

Se você respondeu NÃO ... bom, vamos pensar um pouco. A Samsung, na condição de follower também teve grande sucesso ... fazendo uso de inovações incrementais e utilizando plataformas já consolidadas. Ou seja, é possível liderar sem ser o agente de inovações de ruptura.

Bom... e agora? Seguir ou ser seguido? Temos que e cair no bom e velho ''depende''. Sempre que sua empresa tiver a oportunidade de lançar alguma inovação radical que mudará os rumos de mercado terá ... ao menos por algum tempo ... a ''vantagem do atacante'', ou em outras pavras irá ''nadar no oceano azul''. Em outras situações será possível afregar valor seguindo a tendência e adaptando para mercados particulares ou incluindo inovações incrementais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ferramenta MESCRAI

Esqueça o brainstorming porque não vai funcionar!

A ferramenta MESCRAI II - Uso em Serviços