Resolvendo as dores do cliente


Inovar por que, e para quem?

Ideia ou conceito novo que não atende ao cliente não é inovação.
Autor: Enzo Dias

Vamos inicialmente apresentar um possível conceito para inovação:


Inovação é a solução criativa de problemas, para gerar resultados significativos. 


Com base neste conceito, primeiramente se é criado algo, mesmo que radicalmente novo, e não serve para resolver algum problema, pode até ser uma "invenção" mas não é inovação. Por solução criativa entende-se uso de formas não usuais, sem receitas prontas. E quanto aos resultados significativos, é preciso que aquilo que se propõe como inovação tenha abrangência e impacto.


E aproveitando o assunto games que está em alta, uma "invenção" que não se sabe até que ponto vai ser aceita pelo mercado a ponto de se consolidar como "inovação", é um aparelho que aceita cartuchos de 10 videogames antigos, aproveitando a onda retro. 
http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2013/09/videogame-que-usa-cartuchos-de-10-consoles-chega-ao-pais-em-dezembro.html

De acordo com o texto indicado, é possível constatar que o produto foca em uma possível "dor" de um aficionado em games que poderia ser expressa da seguinte forma:  quero usar cartuchos de diferentes games antigos mas não tenho espaço ou não quero ter vários equipamentos

A dúvida, sobre o produto em questão é se foi concebido com base na avaliação das necessidades e expectativas do cliente. E se haverá demanda no mercado que torne essa invenção uma inovação.

Ainda relacionado com o mercado de consoles para games, em alta, fica uma indicação de leitura com aplicação dos conceitos do livro A Estratégia do Oceano Azul ao produto Nintendo Wii.

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ferramenta MESCRAI

Esqueça o brainstorming porque não vai funcionar!

A ferramenta MESCRAI II - Uso em Serviços