Um novo ano ... e aí?

 

O que se obteve em 2015 em termos de inovação e o que esperar em 2016?

Dezembro, um bom momento para rever as realizações do ano que vai se encerrando.  Com certeza todos tivemos, por menores que sejam, vitórias no plano pessoal, familiar, social, corporativo. Como é bom relembrar aquilo que foi conquistado, principalmente quando é fruto de esforço de uma ou mais pessoas. Isso nos energiza, nos faz acreditar em tempos melhores. 

Tão importante quanto lembrar as pequenas e grandes vitórias é reconhecer e valorizar quem delas participou. Isso reforça o espírito de equipe, seja nas famílias ou nas corporações, seja qual for a forma de promoção deste reconhecimento. 

Mas espere aí ... o que tudo isso tem a ver com inovação?

Bem, se você pessoalmente, ou a organização onde você atua buscam a inovação, como forma de melhor atender seus clientes e os objetivos estratégicos, é preciso também rever o que se conseguiu em termos de inovação, e a partir daí repensar as práticas atuais.

Quem sabe não é o momento de deixar de "desejar" inovar e realmente dotar a organização de práticas que levem à inovação sustentável. Rever processos e o modelo de negócios podem ser as melhores, e talvez únicas, alternativas. 

Dada a complexidade dos temas, e a diversidade das organizações, não há resposta pronta ou "receita de bolo" garantida. Portanto, ao invés de respostas para a questão de como inovar, deixo algumas perguntas que podem ser feitas para ajudar no Planejamento da Inovação 2016:
  
  • Qual o motivo de não se atingir os objetivos de inovação, ou de não se ter até o momento definido o que se deseja com a inovação caso não existam?
  • Quais competências (pessoais e organizacionais) precisam ser desenvolvidas?
  • Como buscar oportunidades de inovação (produto, processo, modelo de gestão)?
  • É possível definir (ou redefinir) um processo de gestão da inovação?
  • Que lideranças precisam melhor apoiar o processo de inovação?
  • Como introduzir a inovação aberta na organização?
  • Como trazer o cliente para dentro do desenvolvimento de produtos (bens/serviços) com base no conceito de co-criação?
  • De que forma pode-se fazer com que toda pessoa da organização tenha conhecimento da importância da inovação?
Quem sabe até o final do primeiro trimestre de 2016 sua organização consiga fazer um balanço da inovação e a partir daí mudar, de forma consistente, a forma de fazer gestão da inovação.

Um excelente 2016!

Um abraço,

Paulo Dias
engpaulodias@yahoo.com.br

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