Inovação: Fim do Modismo
Será mesmo que a inovação é apenas um modismo gerencial?
Dia desses conversava com um amigo sobre a questão da inovação no meio empresarial. Em particular sobre o fato de muito se "falar" sobre inovação e pouco se "investir" em criar condições para que a organização inove de forma sustentável, e não apenas como resultado de momentos de "eureka".
Como já comentei aqui no Blog se analisarmos os sites institucionais de empresas escolhidas a esmo, veremos que a maior parte traz o termo "inovação" ou uma de suas variantes, na página principal ou na área "institucional". Esse "falar" sobre inovação, sim, me parece uma moda. Mas fazer inovação não creio que é algo que está em desuso, muito pelo contrário, cada vez mais é necessário fazer diferente para se sobressair no mercado, mesmo nos mais tradicionais.
E para evitar cair no modismo, quem busca inovar deve se perguntar quais os objetivos reais de investir tempo e $ em inovação. Algumas perguntas básicas:
- Preciso realmente inovar?
- Meus concorrentes inovam?
- Meu negócio está ameaçado a ponto de eu precisar inovar o modelo de negócio para sobreviver?
- Tenho as competências mínimas necessárias para conduzir projetos de inovação, da ideia até o lançamento no mercado?
- Sei realmente o que é inovação, e entendo o que é gestão da inovação?
Essas perguntas podem levar a um reflexão interessante. Normalmente se chega a conclusão de que é preciso inovar e que não se sabe ao certo como. A partir desta constatação o caminho é buscar conhecimento e apoio externo. Sozinho o caminho fica muito mais árduo. E que pode ajudar: clientes, fornecedores, instituições de ensino, consultorias, sites que tratam do tema .... a lista é extensa e não necessariamente tal apoio externo custa muito $.
Que a questão da inovação seja realmente um modismo, que passe e deixe um legado positivo como contribuição para o aumento da competitividade.
Um abraço,
Paulo Manoel Dias
engpaulodias@yahoo.com.br
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