As sereias e a inovação incremental


Inovações Incrementais Podem Não ser Suficientes

Image result for banco de imagens gratuitas sereia

De acordo com a mitologia grega as sereias atraiam os navegadores com sua beleza e cantos envolventes fazendo que que naufragassem ao colidir com recifes. Mas o que isso tem a ver com inovação?

Assim como na lenda das sereias algumas empresas ficam inebriadas com as inovações incrementais, com sucessivas melhorias em produtos e processos. Essa sedução dos pequenos ganhos, que pela menor intensidade também implicam em menores riscos, pode fazer com que se feche os olhos para a necessidade de inovações mais intensas, ou inovações radicais, ou mesmo fazer baixar a guarda para o perigo de inovações disruptiva - aquelas que aposentam as tecnologias dominantes.

Com certeza as inovações incrementais são essenciais, e devem ser disseminadas, de modo que todos busquem constantemente aprimoramentos para os diferentes tipos de inovação: produtos, processos, marketing, organizacional.

Mas e se a inovação incremental não for suficiente? E se for necessário inovar radicalmente, abandonando práticas existentes, no caso de inovações em processos, marketing e organizacionais, ou incorporando tecnologias e funções totalmente novas nos produtos?

É importante entender que o processo de gestão de inovações incrementais difere das inovações radicais. Inovações incrementais no máximo trarão significativas melhorias em algo já existente, e portanto o que existia antes é um referencial comparativo, um ponto de partida para a análise da nova proposta. Já no caso de inovações radicais e disruptivas a incerteza é maior, fazendo com que a triagem de ideias/conceitos com base em custo/benefício seja inadequada.

Inovações de maior intensidade também costuma demandas mais tempo e dinheiro no processo de inovação, e maior predisposição para correr riscos. E se a empresa estiver com bons resultados comerciais é quase como dizer que "quando o time está ganhando é aí que se deve mexer". 

Com tudo isso o importante é rever as práticas de gestão da inovação, para que viabiliza a geração de inovações incrementais sem deixar de buscar oportunidades para inovações radicais e, quem sabe, até mesmo disruptivas. Assim, se aproveitam dos "cantos e encantos" da inovação incremental, sem naufragar!

Um abraço,

Paulo Manoel Dias
engpaulodias@yahoo.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ferramenta MESCRAI

Esqueça o brainstorming porque não vai funcionar!

A ferramenta MESCRAI II - Uso em Serviços