Ideias em profusão ... requisito para a inovação


Em se tratando de ideias, menos não é mais!


Ideias são o ponto de partida para a inovação e ... ponto!
Quanto a isso, não se discute.
Há portanto que se gerar boas ideias, lapidá-las até atingirem o status de conceitos e dar continuidade até que possam ser implantadas.

Mas e se não surgirem as ideias?

E se surgirem mas forem poucas?

E se surgem em quantidade razoável mas não forem boas?

Precisamos então garantir que se chegue ao final do processo de "ideação" com boas ideias!

E será que é mais fácil obter boas ideias de uma grande quantidade de ideias ou de algumas poucas propostas?

A literatura, e a prática demostram que a quantidade de ideias tem correlação positiva com a qualidade do resultado final. E há basicamente dois motivos para isso.

Primeiro, uma grande quantidade de ideias aumenta a chance de ter entre elas boas ideias.
Segundo, com um grande conjunto de ideias é possível fazer associações, combinações, junções, entre ideias, aumentando ainda mais as possibilidades.
E terceiro, diante de uma grande quantidade de ideias se reduz a tendências das pessoas defenderem as próprias ideias. E no que diz respeito ao senso de propriedade das ideias - que tem efeitos colaterais nocivos para a inovação - a melhor situação é quando as pessoas abrem mão com facilidade de suas ideias para se dedicar as ideais de colegas, quando aproveitam ideias existentes como ponto de partida para suas próprias, e quando avaliam as ideias independente de quem sugeriu.

Mas como aumentar o número de ideais geradas? Algumas dicas:

# DICA 1: Reúna as pessoas em ambientes adequados, para interações face a face. Não fique esperando que boas ideias surjam se a obtenção ficar restrita à formulários disponíveis na internet. Este ambiente deve favorecer a criatividade, e devem ser utilizadas dinâmicas motivadoras.

# DICA 2: Valorize a quantidade de ideias geradas e não apenas as aprovadas, nos meios de avaliação de desempenho do pessoal e nas formas de reconhecimento.

# DICA 3: Dê feedback sobre o motivo da não aprovação das ideias, deixando claro que a ideia ficará em um banco para reavaliação futura, se for o caso.

# DICA 4: Crie campanhas periódicas para gerar ideias para temas abertos. Muitas vezes as pessoas se inibem para gerar ideias para problemas específicos, por exemplo como aumentar as vendas do produto A, mas se empolgam para gerar ideias para temas mais abrangentes, por exemplo como aumentar a receita total.

# DICA 5: Ao solicitar a apresentação de propostas de projetos (anteprojetos), em todas as áreas, do desenvolvimento de produtos ao financeiro, exija a apresentação das ideias geradas para cada etapa, como parte da documentação do projeto. Isso transmitirá para as pessoas a mensagem de que o registro da ideias é importante. E quanto solicitar para alguém propostas para solução de problemas exija sempre a apresentação de no mínimo três opções e não uma solução única que pode ser rejeitada e fazer com que tenha que se partir do zero em busca de uma outra opção.

Por fim, nunca é demais lembrar que boas ideias são necessárias mas não suficientes para garantir a inovação, conforme ressaltou estudo recente da MEI/CNI (clique aqui para ler sobre o estudo). A gestão da inovação vai muito além da geração de ideias, conforme já destacamos em outros posts aqui no Blog.

E então, como está a geração de ideias na sua organização. Comente! Compartilhe o conhecimento!

Um abraço,

Paulo Manoel Dias
engpaulodias@yahoo.com.br



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