Criatividade - Já não estamos cheios disso?

Minha formação foi na área técnica. Primeiro o curso técnico em eletrônica. Depois a engenharia de produção elétrica, seguida pelo mestrado em engenharia de produção. Em toda essa formação acadêmica o tema criatividade nunca foi destaque.

Apenas uma área da engenharia de produção usava a criatividade como insumo, a disciplina Projeto de Produto. E foi justamente nessa disciplina que iniciei minha atuação como professor de ensino superior, em 2005. Tive então que estudar mais a fundo o tema criatividade.

Hoje procuro incluir o tema criatividade em todas as ações de educação nas quais atuo como facilitador de aprendizagem. Seja na educação corporativa ou em disciplinas de graduação e pós-graduação. E vejo que mesmo hoje, na denominada "era do conhecimento" de uma forma geral pessoas e organizações ainda não dão a devida importãncia à competência criatividade.

Aqui faço uma pausa para contar um causo. Dia desses conversava com meu filho, quando perguntei qual a profissão do pai de uma colega de escola dele. Ele disse que havia perguntado para o tal colega que havia dito que não sabia com o que o pai dele trabalhava. Então perguntei: e você sabe com o que eu trabalho? Sem nem piscar meu filho respondeu: criatividade e inovação. Fiquei surpreso, já que meu trabalho "principal" está longe disso, mas aí pensei que essa "impressão" é devido à frequência com a qual trato o tema, inclusive em casa.  

Já fiz outros posts aqui no Blog sobre o tema criatividade, e vamos seguir tratando no tema, sempre que surgir alguma novidade. Aproveito então para compartilhar infográfico sobre criatividade criado pela colega administradora Gisele Teixeira, com base na parte "conceitual" da nossa última Oficina da Criatividade.

E vocês, tem alguma situação interessante ou material sobre criatividade para compartilhar? Deixe seu registro nos comentários.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ferramenta MESCRAI

Esqueça o brainstorming porque não vai funcionar!

A ferramenta MESCRAI II - Uso em Serviços