SIMPLICIDADE

Seis Regras Simples: Comentários sobre o livro

Fonte: www.amazon.com.br

Yves Morieux e Peter Tollman, ambos do Boston Consulting Group (BCG) trazem lições valiosas para a gestão de negócios no livro Seis Regras Simples (Editora HSM, 2015).

Neste texto, que não tem a pretensão de ser uma resenha, comento alguns pontos que me chamaram a atenção no livro.

O livro inicia com uma contextualização sobre a complexidade nos negócios. Os autores apresentam informações da experiência acumulada de trabalhos em mais de 500 empresas em 40 países, incluindo o Índice de Complexidade mantido pelo Institute for Organization do BCG, que demonstra que a complexidade aumentou 600% desde 1955.

Como causa raiz da incapacidade de lidar com a complexidade, de acordo com os autores é a enfase nas abordagens hard e soft de gestão. A abordagem hard se baseia em práticas que surgiram no ambiente industrial, com a administração científica, e se baseia na gestão com base em estruturas, processos e sistemas, que são projetas para mimizar falhas geradas pelas pessoas. A abordadem soft de gestão, por outro lado, defende que o bom desempenho é "subproduto das boas relações interpessoais", e a partir daí propõe a formação de equipes, eventos de integração, e outras iniciativas para as pessoas se sentirem melhor no trabalho.

Ainda segundo os autores. Na abordagem hard, quando surge uma nova exigência de desempenho cria-se uma nova regra ou estrutura para dar conta desta nova variável. Por exemplo, se os concorrentes começam a dar uma período maior de garantia dos produtos, para seguir essa nova exigência a empresa cria um "setor de garantia".

Já a abordagem soft procura buscar o bom relacionamento e a harmonia das pessoas. Se as pessoas estão insatisfeitas em trabalhar juntas em um projeto, deixe-as trabalhar separadamente, por exemplo.

O livro evidencia a importância da cooperação, incluindo uma discussão sobre a necessidade de alterar métricas, para que os esforços em cooperar com outros indivíduos e áreas sejam recompensados, e a falta de cooperação tenha consequências.

Os autores propôe então as 6 regras simples, discutidas até o final do livro, que são:

  1. Entenda o que seu pessoal faz
  2. Fortaleça os integradores
  3. Aumente a quantidade total de poder
  4. Aumente a reciprocidade
  5. Alongue a sombra do futuro
  6. Recompense que coopera
Há também um vídeo do TED Talks (12 minutos) onde Yves Morieux fala sobre as 6 regras simples:


https://www.ted.com/talks/yves_morieux_as_work_gets_more_complex_6_rules_to_simplify?language=pt

E você? Como tem lidado com a complexidade nos negócios? Comente aqui.


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