Inovação no momento errado



Muito cedo, ou tarde demais, ambos os casos podem resultar em insucesso


Há vários casos em que o lançamento prematuro de um produto que parecia inovador pode resultar em um grande fracasso.

Um recente artigo traz vários exemplos de idéias inovadoras "muito a frente do seu tempo" e de produtos lançados sem a devida preocupação com o modelo de negócios. Leia o artigo completo no link abaixo:

Em outras ocasiões a enfase na fase de testes, ou a lentidão no processo decisório, causam o lançamento tardio e fazem o que seria uma novidade parecer uma cópia de um produto concorrente.

Portanto, o timing da inovação é uma competência organizacional importante que vale a pena ser exercitada na evolução da maturidade do processo de gestão da inovação.

Mas ... nem sempre o que parece é. Em um caso que vivenciei, em uma empresa  com a qual colaborei nos primeiros passos no caminho da gestão da inovação, discutimos sobre uma determinada aplicação usando smartphones. Uma certa ideia foi considerada inviável pela limitação atual da duração das baterias dos celulares. Parecia se enquadrar em uma boa ideia sem a tecnologia madura que a suportasse, como vimos acima e no texto indicado. Mas não era o caso. Tratava-se apenas de uma restrição contornável, já que existem vários tipos de cases e outros gadgets para conetar aos equipamentos e aumentar a duração da bateria, mantendo-os portáteis. 


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