Inovação: quando o Urgente se sobrepõe ao Importante


Mesmo cientes da importância e da necessidade de inovar, muitas empresas não conseguem amadurecer na gestão da inovação.

A pressão das questões urgentes impede de ser dedicar para projetos realmente importantes. 

Em empresas de TI, por exemplo, é comum que os profissionais dispendam boa parte do tempo se dedicando ao pós-venda e à implementação de melhorias demandadas pelos clientes atuais. 

Embora satisfazer os clientes existentes seja algo mandatório, pode-se cair no risco de viver a "tirania do cliente", deixando de introduzir inovações até mesmo incrementais pelo foco excessivo "melhorar" o que já existe. 

Mas como atender as demandas do dia a dia e ao mesmo tempo tratar a inovação como um processo?

Não há receita de bolo, mas é possível adotar alguns princípios, mesmo na escassez de recursos:
- Defina uma ou mais pessoas para ter como atividade principal a gestão da inovação.
- Diminua a carga de atividades com menor impacto na inovação de pessoas chave. Se alguém do desenvolvimento gasta boa parte do tempo atuando em atividades de suporte ao cliente pode ser uma boa ideia transferir atividades para pessoas menos qualificadas ou até mesmo terceirizar. 
- Contrate alguém em tempo parcial ou um consultor para coordenar o processo de gestão da inovação. Embora a princípio possa parecer um custo elevado, a opção de um consultor tem a vantagem de não implicar e encargos e os serviços podem ser suspensos ou cancelados quando necessário. 
- Avalie possíveis parcerias com empresas que possam desenvolver as idéias inovadoras que sua empresa não tem capacidade operacional para implantar.

Você tem mais alguma sugestão ou exemplo? Compartilhe conosco deixando seu comentário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ferramenta MESCRAI

Esqueça o brainstorming porque não vai funcionar!

A ferramenta MESCRAI II - Uso em Serviços