Criatividade não garante sucesso

Gerar idéias é prazeroso, buscar inovar nem sempre

Se você selecionar em qualquer ranking, 100 empresas, verá que mais de 90 delas tem o termo inovação na missão ou valores da organização. A dúvida é se na prática esta inclusão da inovação na formalização da estratégia se traduz em práticas organizacionais.


Um dos problemas da inovação é que grande parte das pessoas que expressam o pensar criativo, potenciais agentes da inovação, são motivadas por gerar ideias, mas perdem o entusiasmo quando é necessário fazer a ponte entre ideias e mercado. Uma ideia, para se tornar algo concreto, que possa ser chamado de "inovação", precisa se transformar em um projeto, e passar pelo crivo de várias restrições.

Por essa razão é importante buscar manter na organização equipes multidisciplinares, e com pessoas com perfis diferentes.

Diante deste tema, nos links abaixo você poderá ler um pouco mais sobre perfis profissionais e a relação com a eficácia do processo de gestão da inovação:

Para uma leitura mais leve e descompromissada:

3 personalidades que todo time inovador precisa ter


Uma leitura mais aprofundada, tese de doutorado em Engenharia de Produção:
RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIAS E TIPOS PSICOLÓGICOS 
JUNGUIANOS NOS EMPREENDEDORES




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ferramenta MESCRAI

Esqueça o brainstorming porque não vai funcionar!

A ferramenta MESCRAI II - Uso em Serviços