Inovações em processos organizacionais

É possível obter inovações radicais em processos?


Image result for processo

Quando se fala em inovação normalmente associamos o termo com produtos, principalmente de base tecnológica, e lembramos de empresas como Apple, Google, Samsung, 3M, Lego.

Porém, há outros tipos de inovação, como já vimos aqui no Blog. De acordo com o Temaguide da OECD, é possível classificar as inovações em 4 tipos:
- Produto (aquilo que a organização vende ou a experiência ofertada ao cliente).
- Processo (como as atividades necessárias para gerar os produtos ou manter o funcionamento da organização são organizadas e controladas).
- Marketing (como o produto é precificado e oferecido, e como são captadas as percepções do cliente).
- Organizacionais (como a empresa é organizada).

Outras classificações incluem a inovação no Modelo Organizacional, que se enquadra como inovação Organizacional na classificação do Temaguide. 

E sobre o assunto, se classificarmos as inovações como incrementais e radicais, sendo as incrementais melhorias na performance, redução de custo ou de prazo, e as radicais mudanças profundas em funcionalidades ou na forma de execução, uma questão vem a tona: é possível ter inovações radicais em processo organizacionais? 

No link abaixo é possível ver a resposta do consultor da 3M sobre a questão, em uma participação minha como leitor no Blog 3M Inovação. Boa leitura!

Um abraço,

Paulo Manoel Dias
engpaulodias@yahoo.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ferramenta MESCRAI

Esqueça o brainstorming porque não vai funcionar!

A ferramenta MESCRAI II - Uso em Serviços