Inovações em processos organizacionais
É possível obter inovações radicais em processos?
Quando se fala em inovação normalmente associamos o termo com produtos, principalmente de base tecnológica, e lembramos de empresas como Apple, Google, Samsung, 3M, Lego.
Porém, há outros tipos de inovação, como já vimos aqui no Blog. De acordo com o Temaguide da OECD, é possível classificar as inovações em 4 tipos:
- Produto (aquilo que a organização vende ou a experiência ofertada ao cliente).
- Processo (como as atividades necessárias para gerar os produtos ou manter o funcionamento da organização são organizadas e controladas).
- Marketing (como o produto é precificado e oferecido, e como são captadas as percepções do cliente).
- Organizacionais (como a empresa é organizada).
Outras classificações incluem a inovação no Modelo Organizacional, que se enquadra como inovação Organizacional na classificação do Temaguide.
E sobre o assunto, se classificarmos as inovações como incrementais e radicais, sendo as incrementais melhorias na performance, redução de custo ou de prazo, e as radicais mudanças profundas em funcionalidades ou na forma de execução, uma questão vem a tona: é possível ter inovações radicais em processo organizacionais?
No link abaixo é possível ver a resposta do consultor da 3M sobre a questão, em uma participação minha como leitor no Blog 3M Inovação. Boa leitura!
Um abraço,
Paulo Manoel Dias
engpaulodias@yahoo.com.br
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