Avaliação e desenvolvimento da criatividade
⚙️💡 De onde viemos, onde estamos e para onde podemos ir
Venho estudando o tema criatividade há alguns anos📕📔📓📖 .
Na verdade, desde o século passado 😊.
Realizei uma pesquisa (não publicada) em que pedi às pessoas que fizessem uma auto-avaliação da criatividade, usando uma escala, e me surpreendi com a média baixa. 👎
Na mesma pesquisa, havia a pergunta: “Eu seria mais criativo se...”, e foi possível identificar fatores internos (motivação, concentração, coragem, apetite a riscos) e fatores externos (falta de tempo, distrações, pressão por resultados, trabalho monótono).
Por outro lado, a média de respostas para a importância da criatividade no ambiente de trabalho foi alta.
E, ao perguntar o que as pessoas faziam para aprimorar a própria criatividade, a maioria afirmou nada ou muito pouco fazer nesse sentido.
Embora sem valor estatístico, essa pesquisa trouxe algo que venho observando na prática: muitas pessoas reconhecem a importância da criatividade, se definem como pouco criativas, mas... nada fazem para aprimorar.
Embora os motivos para essa falta de desenvolvimento do próprio potencial criativo não estejam claros, acredito que ainda seja forte a crença de que a criatividade é um dom — ou que você já nasce criativo e não tem como aprimorar essa habilidade —, o que os autores que estudam o tema são unânimes em afirmar que não é verdade.
👉 E, se você quiser desenvolver a criatividade, dê uma olhada no site Crieeativeamente https://lnkd.in/e7hGpePx, criado com ajuda da IA Manus. Lá, você encontra conteúdo e dois questionários para autoavaliação do potencial criativo e das barreiras que limitam a criatividade.
💬 Convido também a visitar o blog Ferramentas para Inovar https://lnkd.in/e9z5rPr, que mantenho no ar desde 2010.
Comentários
Postar um comentário